Higiénicoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!
… mêj.
Entrámoj na xegunda metade do ano maj parexe que ninguém ejtá preocupado e, claro ejtá, muitoj nem xequer xe terão dado conta. Oj diaj comexam a diminuir (ainda num xe dá por ela, é bem xerto) maj aj pexoaj ainda andam na ilujão do Berão que há-de bir.
Qual crije, nem meia crije… O que oj meuj compatriotaj querem é ir a banhoj (eu incluído) e deitar oj problemaj para tráj daj cojtaj. Pé na areia à hora do cancro, umaj xandochaj de atum (com maiúnéje, poij é claro) dentro da geleira ajul, onde também bão umaj bejecaj e uma garrafinha de água do fajtio de litro e meio e umaj pexinhaj de fruta para fajer bem à xaúde e oj outroj berem que elej fajem uma alimentaxão raxional, o imprejxindíbel guarda-xol (e, nalgunj cajoj o tapa-bento), a bola e aj raquetej, aj crianxaj aoj gritoj e a lebarem umaj taponaj de quando em bej, aj madamej com aj carnej a xaltarem-lhej doj bikinij doij númeroj abaixo (ejxeptua-xe xempre a filha maij noba do bijinho, um traxo, a boajona lá da rua…) e com oj cabeloj apanhadoj no cocuruto com umaj molaj que dum lado têm borboletaj e do outro unj dentej que parexem xaídoj directamente do Parque Juráxico, xempre numaj corej indejcritíbeij e ofujcantej, elej, unj com a barriga a cair-lhej para xima da xunga preta ou ajul-eléquetrico, outroj enchendo o peito de ar porque fijeram umaj fléquexõej e unj abdominaij noj últimoj quinje diaj e julgam-xe o Tarjan Taborda, todoj (elej e elaj) embolbidoj em comberxaj GRIIITADAJ, ora de elebado gabarito xobre o malandro do Xócratej e a pena que é num termoj por cá um preto como aquele americano, ora xobre a bida de quantoj lhe xão próchimoj ou nem tanto (- E tu já bijteJ bem aquilo da Elxa Rapojo? Aquilo é uma bergonha… A Lencajtre é que a xabe toda…).
No fim do dia a ejplanada, oj caracóij e oj caracolitoj, aj lambretaj e oj finoj, um que outro tremocheco, tudo a entupir o tampo daj duaj mejaj que, incomodando, meio mundo, juntaram, enquanto continua a gritaria: – Ó Carla Micaela já te dixe para deixarej em paj o Fábio Júlio! Táj aqui táj a lebar uma chapada no foxinho que te biro!
É axim que, de tão longe, bejo o período que xe aprochima para a maior parte doj meuj compatriotaj: podem ter que redujir naj dejpejaj lá de caja maj num ir de fériaj??? Nem penxar. Para já, prexijam de dejcanxar do que não fijeram ao longo do ano. Depoij, era o que faltaba andarem naj bocaj do mundo, lá no bairro, por a bida lhej ejtar a correr tão mal que ejte ano num tiberam dinheiro para ir de fériaj!
… xeguidor.
Poij o Xenhor Pedro Lopej rejolbeu deixar de xer xeguidor dejte humílimo blóguio.
Eu perxebo. Nem eu, que xou o autor, lhe tenho dedicado o tempo que ele, blóguio, me debia merexer, maj, Xenhor Pedro Lopej e todoj oj outroj xenhorej e xenhoraj que por aqui bêm, bem xabeij todoj que a minha bida num é fáxil: ando cá por fora a tentar lebantar, hoje, de nobo, o ejplendor de Portugal, tarefa que xe me afigura, maij do que hercúlea, completamente impoxíbel. Maj continuo, perjeberante e denodadamente (que remédio tenho eu, exa é que é a dura, trijte e iniludíblel berdade…).
Quero que o Xenhor Pedro Lopej fique a xaber que gojtei muito de o ter por cá e que eu e ejte meu pachorrento maj querido blóguio o rexeberemoj xempre de braxoj abertoj, cada bej que por cá dexidir paxar!
… adeuj, até brebe.
Condoídoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!