Antej de maij, um felixíximo e muito prójpero 2009 para todos os que partilham comigo (algunj mejmo xem eu querer, como exe perbertido do Tarado Xecjual) ejte cantinho.
Com a ajuda da Dibina Probidênxia há-de xe ejfumar, deprexa e bem, o mau-agoiro que, de repente, todoj comexaram a lanxar ao próchimo ano que, como muito bem xabemoj, ainda não najxeu: é que até a Bela Adormexida xó foi malfadada depoij de najxer!!!!
Todabia, parexe que deu aoj políticoj da noxa e de outraj terraj um dejalento e um dejânimo em relaxão ao próximo ano que me deixa muito dejcunfiado e de xobreabijo: a prexa que têm de xe jujtificarem por aquilo que num bão xer capajej de fajer é de tal ordem e tão premente que ainda o ano num comexou e já elej ejtão a dizer mal e que ejte num xerbe e que xó talbej o de doij mil e dej é que xeja bom, e porque torna, e porque deixa... Parexem-me, a mim, que nada xei, dejculpaj de mau pagador, é o que é...
Bem xei que a bida num ejtá fáxil, bem xei também e xem xombra de qualquer dúbida, que temoj que noj ater à realidade que noj xircunda, que a economia manda no mundo e que "igualdade", "fraternidade", "xolidariedade" e outraj coijaj acabadaj em "ade" (ó Menina Tereja, já agora, xão estaj aj ajpaj que debo ujar ou debiam xer aquelaj que parexem as xetaj que fajem o meu leitor de caxettej andar a toda à brida para a frente e para tráj???) xão figuraj de retórica que oj gobernantej e oj outroj (oj que dexidem maj num dão a cara) ujam e de que abujam para, como hei-de dijer, hum?..., bem..., noj engrupirem maj, que diabo, xe a um homem lhe matam oj xonhoj todoj, mejmo antej de elej najcerem, num xerá fácil xuportar a bidinha de todoj oj diaj!
Cada bej ejtou maij cumbenxido que ijto axim é por cauja de ter xido aprobada a lei da interrupxão boluntária da grabidej, bulgo (o que eu gojto dejta ejprexão, quaje tanto como a Menina Tereja da ejprexão "debalde"...) aborto: é que também xe acaba com oj xonhoj antej de eles najxerem. Xe ejta lei num tibexe xido aprobada, probabelmente oj que têm direito a botar faladura na telebijão num andariam já a dijer que o ano que bem num prejta.
De qualquer daj maneiraj, ijto num é uma dijcuxão para xe ter quando noj debemoj ejtar a preparar para a fejta que é xempre o fim-de-ano.
Eu e a xanta da minha Almerinda gojtamoj muito de fejtas e, em particular, do rébeiõ e no ano paxado, ainda eu num tinha bindo dar com oj cojtadoj aqui ao Kojobo, organijámoj uma fejtinha de truj. Num boj poxo contar muitoj pormenorej porque aqui pago a internet à linha e já xabeij como eu xou: pôr-me-ia a falar, ou melhor dijendo, a ejcreber, e xei lá quando acabaria. Nem a indemnijaxão que o Xenhor Doutor Teixeira Pinto lebou quando xaiu do BÊCHÊPÊ, depoij do belíximo trabalho que lá fej, chegaria para pagar a conta no XYBER KOJOBO que é donde boj remeto ejtaj linhaj...
Ainda axim, num quero deixar de boj dar um piqueno (ejta é em homenagem à Xenhora Doutora Manuela Ferreira Leite, xenhora muito da minha deboxão...) apontamento do que foi a tal fejtinha e aqui ficam, poij, duas fotografiaj tiradaj pela Almerinda: uma imediatamente antej de a festa ter comexado e a outra já no dia 1 de Janeiro de 2008, quando algunj doj noxoj combidados ejperabam, no adro da Igreja Matrij de Abrenúnxio, pela mixa do meio-dia.
Antes da festa
Depois da festa (01 de Janeiro de 2008, onze horas e trinta minutos)(2007 é que é, como muito bem lembrou a Menina Tereja)
Já num tenho maij moedas e, por ixo, aqui ficam oj renobadoj botoj de um ejchelente 2009. Penxai pojitibamente e num deixeij que oj que têm a mania que tudo xabem boj arruinem a EJPERANXA!
Para aj Xenhoraj, beijoj repenicadoj naj faxej; para a homenjarrada, unj balentej bacalhauj!
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!
4 comentários:
Meu bom Amigo,
Deve haver aqui confusão da minha parte, admito, mas... o último réveillon não foi em Quarteira?
http://tagideseadamastores.blogspot.com/2008/01/feliz-2008.html
PERPLEXAA!
Ó Menina Tereja, ó Menina Tereja...
Como é que alguém pode xer tão atento quanto a minha Almerinda???
Ainda oj meuj dejejoj de Felij Ano Nobo num ejtabam bem no ar, já a Almerinda me ejtaba a mandar uma éxeémeéxe (xempre fica maij baratinho, apejar de tudo...) a dijer que elej me debiam andar a dar alguma coija na comida ou que, então, eu tinha xido gajeado e que num lhe tinha dito nada, tudo ijto porque lhe parexe impoxíbel eu ter-me ejquexido do rébeiõ do ano paxado, que tão bem noj correu e que tanta xatijfaxão e prajer noj deu (xó nój e Deuj xabemoj quanto...).
Claro que a Almerinda e, concomitantemente, a Menina Tereja têm rajão, ejtão, mejmo, eibadaj dela.
O que bai xendo berdade, é que a idade já num é a mejma e xe, por aí, eu tinha uma bida, num direi regalada porque pode parexer mal, maj pacata, por aqui aj coijaj xão um bocadinho maij difíxeij e a memória já me bai xendo afequetada...
O rebeiõ a que reportam aj fotografiaj ora publicadaj é o de há doij anoj, poij claro, quando, então xim, foi organijada a tal fejtinha.
Arrojo-me aoj xeuj péj, Menina Tereja, que tão prontamente deu por ela, aoj da minha Almerinda (lá tem de xer, por muito que me cujte e ao meu delicado olfaqueto...), que ainda deu por ela maij prontamente e que é o amor da minha bida, e aoj doj rejtantej (poucoj, é xerto...) leitorej, xuplicando o boxo perdão para ejta imenxa e ignóbil dejatenxão que, não fora o crédito que parexe já ter ejte dedicado Agente da Autoridade conxeguido junto de Boxaj Ejxelênxiaj, poderia redundar numa dejconjtruxão e abiltamento da minha pexoa.
Obrigado, boj digo do coraxão, a todoj e num me lebareij a mal que xaliente, em primeiro lugar, a xanta da minha Almerinda e, logo a xeguir, um ou doij milímetroj abaixo, apenaj, a minha ejtimanda e benerada Menina Tereja.
Renobo oj botoj de um 2009 pleno de conquijtaj e de ejperanxa!
Bá lá maij uma roda de beijoj naj damaj e uma bacalhauzada para a rapajiada.
Ó Anacleto, a gaija da foto num é a boaxuda da Ejmeralda que inté andou derrixada com o cabo Anajtáxio e que à cujta de muita hójtia na xacrijtia teve doij filhoj do Xenhor Padre Cujtódio?
E bá-xe lá a xaber, Boxemexê conhexe-me de onde, para me tratar com exa pretenxa, note-xe bem, pretenxa familiaridade???
Que eu me lembre, nunca andámoj à ejcola juntoj...
Também num me recordo de algum dia ter xido xolixitado a abajtexer a xua mangedoura ou de ter-me bijto obrigado ao conduji-lo ao bebedouro.
Ora! Rejpeitinho é muito bonito e xe não for, como debe xer, pela minha pexoa, pelo menoj pela injtituixão a que orgulhojamente pertenxo!
Tento na língua é o que xe recomenda, num bá, inabertidamente, ter Boxemexê algum dixabor!
Paxe muito bem e entre o ano de 2009 com maij juíjo que, pelo bijto, bem dele bai precijando!
Xivico Anacleto, o boxo guarda predilecto!
P.S.: Num conhexo ninguém da gente de que Boxemexê fala; é a tal coija da pretenxa familiaridade.
Enviar um comentário