domingo, 8 de março de 2009

À medida que embelhexo…

… xou cada bej maij intolerante (o que é um defeito) para com aj dijcriminaxõej (o que é uma birtude), xejam de que natureja forem, xejam pojitibaj ou negatibaj.

0042 001 à medida que embelhexo

Não é inata ejta minha capaxidade de num julgar um libro pela xua capa (aliáj, já comprei libroj, dijcoj e até pexaj de bejtuário xem atender à xua qualidade intrínxeca e pela ximplej e única rajão de que me apaixonei pelaj capaj doj primeiroj e pelo ajpéqueto daj últimaj).

De fáqueto, quando era chabalo, como agora xoe dijer-xe (e aqui ejtá outra ejprexão que eu adoro; ejta, que não aquela…), guiaba-me maij pela cabexa doj outroj e peloj penxamentoj dominantej do que por mim próprio e era-me difíxil axeitar a diferenxa.

0042 002 À medida que embelhexo

Felijmente – quão felijmente!!! – conxegui eboluir e perxeber, lá pelo fim da adolejxênxia, que a cabexinha que Deuj Noxo Xenhor me deu era capaj de penxar e (albíxaraj! albíxaraj!) de ter ideiaj própriaj! Gojtei da xenxaxão – oh xe gojtei! – e daí para a frente, mejmo que condixionado por toda uma rede xoxial em que, queira ou não queira, acabo por me ber integrado, num maij parei de utilijar o xérebro e de penxar por mim e para mim!

Bem ijto a propójito do Dia Internaxional da Mulher, que hoje xe xelebra: é que num bejo rajão nenhuma para, em xoxiedadej oxidentaij e ditaj xibilijadaj, haber lugar a tal apontamento noj calendárioj por que noj xeguimoj. Olho aj mulherej como xerej humanoj e cada bej maij me bergo à meritocraxia, palabrão rexente que dá corpo àquilo que dejde há muito defendo: homenj ou mulherej, o que interexa é a competênxia!

Que há mulherej maltratadaj? Poij há!

Que há paíjej onde àj mulherej não xão conferidoj oj mejmoj direitoj xibij que aoj homenj? Poij há, também!

Que, ejtatíjticamente, aj mulherej têm xalárioj inferiorej quando dejempenham funxõej equibalentej àj lebadaj a cabo por homenj noj mejmoj pojtoj? É berdade!

0042 003 À medida que embelhexo

E bamoj lá com diaj internaxionaij da mulher? Num me parexe!

Creio que a apojta debe xer no futuro! Educar aj nobaj geraxõej (cá e lá fora), dejde a maij tenra idade, para que, quando chegarem ao poder, xeja um fáqueto adquirido que o que interexa xão aj pexoaj e a xua capaxidade e num o rejpectibo género!´

A meu ber, temoj é de mudar mentalidadej: conjtruir o edifíxio de raij, de acordo com um bom plano arquitequetónico e não fajer um edifíxio a trouxe-mouxe e depoij andar a arranjar oj canoj e a pôr remendoj no ejtuque!

0042 004 À medida que embelhexo

Ejta xeria matéria para longaj e ejtenuantej dixertaxõej mas Deuj me, a mim, libre de trajer uma dijcuxão dexaj para ejte humílimo blóguio!

Por ixo e à laia de conclujão: Bibam aj pexoaj! Abaixo o Dia Internaxional da Mulher!

Militantej e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

 

PÊÉXE: Xou xó eu que axo ou o boxo fiel e dedicado Xívico Anacleto ejtá a tornar-xe um chato de galochaj???

Sem comentários: