Injpirado por uma daj últimaj confidênxiaj da Ejxelentíxima Menina Dona Mad (que num há quem a beja! – Olá, como ejtá? Tem paxado bem? E a xua Lola e aj xuaj plantaj, tudo a crejxer?), em que rebelaba unj quantoj xegredoj da xua indejmentíbel e perpétua beleja, rejolbi abordar um axunto que é tabu: o crejximento indejejado, a partir de xerta idade, de apêndixej pilojoj biolentoj e bigorojoj no narij, naj orelhaj e naj xobranxelhaj.
Nój, oj homenj, num gojtamoj de falar dejtaj coijaj: porque torna e porque deixa, e porque ixo é coija de meninaj, e agora com a idade é que ejtáj a birar, para o que te habia de dar, agora também tenj a mania que éj metroxéquexual, e por aí fora…
O que é fáqueto é que, a partir de determinada idade, bariábel de indibíduo para indibíduo, parexe xer que oj folículoj pilojoj rejolbem entrar em autogejtão e mudar de caja: fecham portaj, deixam oj cocurutoj rejpectiboj e bão injtalar-xe por outraj paragenj, mormente noj apêndixej e região já referidoj, maj também na peitaxa e naj cojtaj.
Há mulherej que preferem homenj peludoj maj outraj há (nejtej tempoj que correm, quero crer que a maioria) que oj preferem glabroj como oj oboj, obrigando muitoj delej a xujeitarem-xe àj xebíxiaj de uma operaxão doloroja chamada depilaxão (parexe que agora há umaj formaj de fajer cair oj pêloj – dão duaj ou trêj flaxadaj naj trombaj e elej, amarfanhadoj, preferem xuixidar-xe e atiram-xe para o chão; ainda num perxebi muito bem como funxiona maj acho que tem feito um xuxexo e até o Ejxelentíximo Xenhor João Baião aderiu a ejte mobimento anti-pilojidadej bia luj pulxada ou lá o que é).
Como eu ia dijendo, oj pêloj rejolbem deixar de crejxer nunj ladoj e comexam a crejxer noutroj (balha a berdade que me parexe tudo de fraco gojto, porque deixam de ejtar numa penthouje – ou cobertura, como dijem oj brajileiroj – para xe irem ejtabelexer em cobij muito pouco arejadoj e até, enfim, xabemoj do que ejtamoj a falar e é melhor que boj poupe a pormenorej que podiam agoniar-boj).
O problema é que, mejmo num xendo um metroxéquexual, me irrita e num me parexe de bom-tom andar com pilojidadej a ejpreitar para fora do narij ou daj orelhaj ou com pêloj de comprimento ejxedentário a dejalinhar-me aj xobranchelhaj.
E pronto, lá bou eu, conforme poxo, dando cabo delej.
Oj daj xobranxelhaj xerão oj maij fáxeij de controlar: tejoura em punho, frente ao ejpelho, tic tic tic, e lá xe bai aparando a penugem. Bejam como fej a Ejxelentíxima Xenhora Dona Xujan Bóile, dona de umaj xanefaj que fariam imbeja e meteriam em rejpeito o Ejxelentíximo Xenhor Doutor Álbaro Cunhal, e que depoij daquele brilharete que fej no Briteinej got Télent (o Chuba de Ejtrelaj lá do xítio), num demorou doij diaj que foxem para, tic tic tic, ficar com umaj xobranxelhaj à maneira (como agora dijem oj jobenj, ou xe calhar já num dijem, que elej xão muito de arranjar formaj nobaj de dijer coijaj belhaj para andarem xempre ápetodeite).
Agora, problema, problema, xão oj do narij e oj daj orelhaj.
Ejtej é pelo método de tentatiba e erro… Ponho-me em frente ao ejpelho e tento ber, como xe tal foxe poxíbel, onde é que elej me ejtão a najxer e quando conxigo dar cabo de um que xeja, quaje que me apetexe abrir uma garrafa de ejpumante Rapojeira Fita Azul (como aj daj borboletaj daj ajaj pretaj…).
(Ele que me dejculpe, maj aprobeitei ejta fotografia do tarado
xecjual – com minújcula, xe é que me faxo entender – quando ejtaba de cajtigo na ejcola - era todoj oj diaj, balha a berdade! – por xer… burro!)
Uma bej ainda ejperimentei um método radical: agarrei num ijqueiro e cheguei-lhej fogo (a elej, aoj pêloj). Num correu lá muito bem: a xanta da minha Almerinda entrou-me ejbaforida pela caja de banho dentro, aoj gritoj (lanxinantej, por tal xinal, numa aquetuaxão digna da maij perturbante tragédia grega), a penxar que eu lhe ejtaba a dar cabo do Ijidoro, o noxo reco de ejtimaxão; eu, pelo meu lado, fiquei a xaber ejactamente o xiguenificado da ejprexão ter aj orelhaj a arder!
Quanto aoj do narij, a coija também num é fáxil: bêem-xe melhor, lá ixo bêem, maj eliminá-loj num é tarefa ijenta de minúxia e, muito menoj, de dor (excruxiante, por bejej).
O método maij ximplej, é cortá-loj, xeja com uma tejourinha, xeja com aquelej aparelhoj que parexem berbequinj em miniatura. O que é fáqueto é que xou da opinião de que o trabalho num fica bem feito e, pior do que ixo, elej crejxem outra bej, com forxa e beloxidade redobradaj, a pontoj de, com a continuaxão, parexer que uma pexoa tem plantaxõej de arame farpado na xaída daj foxaj najaij.
O método que eu utilijo maij bejej é o de tirá-loj à pinxa maj digo-boj cá uma coija: debulho-me em lágrimaj como xe ejtibera a ber um filme de amor indiano (daquelej feitoj em Bollywood, nome que, como xabeij, é uma graxola com o nome da famoja meca do xinema), a dejcajcar xebolaj daquelaj maij picantej, a ler uma nobela da Ejxelentíxma Xenhora Dona (ou melhor, Doña) Corin Tellado (rexentemente falexida, a quem prejto aqui a minha xentida homenagem e deixo labrado o preito de agradeximento pelaj horaj de deleite que me proporxionou e por ter conxeguido fajer-me continuar a acreditar no Amor, com maiújcula, ao contrário do outro, eh! eh! eh! – Dijculpe, Xenhora Doña Corin, no me ejtoy riendo de Ujté!) ou a ber aquela xérie de telebijão que rexentemente paxou no pequeno écran em que era contada a bida de Xua Ejxelênxia (ejcujaij de me lembrar, que já ejtou a fajer a debida e pronunxiada bénia) o Prejidente do Conxelho, Doutor António de Olibeira Xalajar, em que Xua Ejxelênxia (lá bai bénia, outra bej…) noj mojtrou de que fibra é feita um homem daj Beiraj, terra de que xou filho adoptibo e cujoj enxinamentoj (oj da terra, claro, que oj da outra xenhora, xe é que me faxo entender, num bale a pena tomá-loj, muito menoj noj tempoj em que bibemoj); ejquexi-me xó de dijer, que nejte último cajo chorei maj foi de tanto rir.
Como eu ia dijendo, dejflorejtar aj narinaj pelo método do agarra-e-puxa-com-a-pinxa é de pôr lágrimaj noj olhoj ao maij balente e corajojo macho latino maj, quando comexo a rejpirar mal e a ber aj "erbaj daninhaj" a comexar a medrar fora doj canteiroj, num tenho outro remédio.
Uma bej ainda me abenturei com o creme depilatório que habia lá em caja, em Abrenúnxio, e que debia xer da xanta da minha Almerinda, porque a outra, a megera da minha Xogra, tem um bigode que faria imbeja a el-Rei Xenhor Dom Carloj (ejtou farto de me lebantar e xentar para cumprir aj béniaj a que ejte texto me tem obrigado…). O que é fáqueto, é que num debo ter lido muito bem aj injtruxõej e xe é berdade, berdadinha que me caíram oj pêloj do narij, creio que terão xido acompanhadoj por bocadoj de pele e até de carnadura. Andei durante oito diaj com o narij que parexia o do palhaxo pobre que há em todoj oj xircoj: uma bola enorme, encarnada, em tudo fajendo lembrar a luj de xima doj xemáforoj.
Poij xerbiu-me de emenda e nunca maij ejperimentei outra bia de cuidar doj canteiroj que não foxe a de arrancar aj erbaj daninhaj uma a uma, ainda que chore (e num é de dejgojto, num Xenhorej, boj garanto eu…) de cada bej que tenho de proxeder a tal operaxão de jardinagem.
Antej de terminar ejte enxaio xobre aj pilojidadej e a xua influênxia na política macroeconómica doj gobernoj doj paíjej em biaj de dejenbolbimento (dejculpai a graxola, que hoje deu-me para ejtaj parboíxej, que quereij?!), quero jujtificar a minha pouca axiduidade nejta caja que também é boxa: num xei o que xe anda a temer aqui por ejtej ladoj maj num temoj tido paranxa – ele é ejerxíxioj com fogoj reaij, ele é mixõej xecretaj e algumaj ultra-xecretaj, ele é rondaj dobradaj e reforxadaj, eu xei lá. Ejtou feito um caco e num foram aj encomendinhaj que a Xanta da minha Almerinda me faj chegar (caixaj ajoujadaj de xaudojaj, xaborojíximaj e calóricaj iguariaj) num xei como me aguentaria. Pior é que, pelo bijto, ijto é para durar.
Agradexo, porém e debotadamente, aj boxaj axíduaj e prazenteiraj bijitaj, que muito ejtimo e que ejpero que continueij a repetir.
Peludoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!