terça-feira, 28 de abril de 2009

O hirxutijmo e a belhixe

Injpirado por uma daj últimaj confidênxiaj da Ejxelentíxima Menina Dona Mad (que num há quem a beja! – Olá, como ejtá? Tem paxado bem? E a xua Lola e aj xuaj plantaj, tudo a crejxer?), em que rebelaba unj quantoj xegredoj da xua indejmentíbel e perpétua beleja, rejolbi abordar um axunto que é tabu: o crejximento indejejado, a partir de xerta idade, de apêndixej pilojoj biolentoj e bigorojoj no narij, naj orelhaj e naj xobranxelhaj.

Nój, oj homenj, num gojtamoj de falar dejtaj coijaj: porque torna e porque deixa, e porque ixo é coija de meninaj, e agora com a idade é que ejtáj a birar, para o que te habia de dar, agora também tenj a mania que éj metroxéquexual, e por aí fora…

O que é fáqueto é que, a partir de determinada idade, bariábel de indibíduo para indibíduo, parexe xer que oj folículoj pilojoj rejolbem entrar em autogejtão e mudar de caja: fecham portaj, deixam oj cocurutoj rejpectiboj e bão injtalar-xe por outraj paragenj, mormente noj apêndixej e região já referidoj, maj também na peitaxa e naj cojtaj.

Pojt 0062 001 O hirxutijmo e a belhixe

Há mulherej que preferem homenj peludoj maj outraj há (nejtej tempoj que correm, quero crer que a maioria) que oj preferem glabroj como oj oboj, obrigando muitoj delej a xujeitarem-xe àj xebíxiaj de uma operaxão doloroja chamada depilaxão (parexe que agora há umaj formaj de fajer cair oj pêloj – dão duaj ou trêj flaxadaj naj trombaj e elej, amarfanhadoj, preferem xuixidar-xe e atiram-xe para o chão; ainda num perxebi muito bem como funxiona maj acho que tem feito um xuxexo e até o Ejxelentíximo Xenhor João Baião aderiu a ejte mobimento anti-pilojidadej bia luj pulxada ou lá o que é).

Como eu ia dijendo, oj pêloj rejolbem deixar de crejxer nunj ladoj e comexam a crejxer noutroj (balha a berdade que me parexe tudo de fraco gojto, porque deixam de ejtar numa penthouje – ou cobertura, como dijem oj brajileiroj – para xe irem ejtabelexer em cobij muito pouco arejadoj e até, enfim, xabemoj do que ejtamoj a falar e é melhor que boj poupe a pormenorej que podiam agoniar-boj).

O problema é que, mejmo num xendo um metroxéquexual, me irrita e num me parexe de bom-tom andar com pilojidadej a ejpreitar para fora do narij ou daj orelhaj ou com pêloj de comprimento ejxedentário a dejalinhar-me aj xobranchelhaj.

E pronto, lá bou eu, conforme poxo, dando cabo delej.

Oj daj xobranxelhaj xerão oj maij fáxeij de controlar: tejoura em punho, frente ao ejpelho, tic tic tic, e lá xe bai aparando a penugem. Bejam como fej a Ejxelentíxima Xenhora Dona Xujan Bóile, dona de umaj xanefaj que fariam imbeja e meteriam em rejpeito o Ejxelentíximo Xenhor Doutor Álbaro Cunhal, e que depoij daquele brilharete que fej no Briteinej got Télent (o Chuba de Ejtrelaj lá do xítio), num demorou doij diaj que foxem para, tic tic tic, ficar com umaj xobranxelhaj à maneira (como agora dijem oj jobenj, ou xe calhar já num dijem, que elej xão muito de arranjar formaj nobaj de dijer coijaj belhaj para andarem xempre ápetodeite).

Pojt 0062 002 O hirxutijmo e a belhixe

Agora, problema, problema, xão oj do narij e oj daj orelhaj.

Pojt 0062 003 O hirxutijmo e a belhixe

Ejtej é pelo método de tentatiba e erro… Ponho-me em frente ao ejpelho e tento ber, como xe tal foxe poxíbel, onde é que elej me ejtão a najxer e quando conxigo dar cabo de um que xeja, quaje que me apetexe abrir uma garrafa de ejpumante Rapojeira Fita Azul (como aj daj borboletaj daj ajaj pretaj…).

Pojt 0062 004 O hirxutijmo e a belhixe (Ele que me dejculpe, maj aprobeitei ejta fotografia do tarado
xecjual – com minújcula, xe é que me faxo entender – quando ejtaba de cajtigo na ejcola  - era todoj oj diaj, balha a berdade! – por xer… burro!)

 

Uma bej ainda ejperimentei um método radical: agarrei num ijqueiro e cheguei-lhej fogo (a elej, aoj pêloj). Num correu lá muito bem: a xanta da minha Almerinda entrou-me ejbaforida pela caja de banho dentro, aoj gritoj (lanxinantej, por tal xinal, numa aquetuaxão digna da maij perturbante tragédia grega), a penxar que eu lhe ejtaba a dar cabo do Ijidoro, o noxo reco de ejtimaxão; eu, pelo meu lado, fiquei a xaber ejactamente o xiguenificado da ejprexão ter aj orelhaj a arder!

Pojt 0062 005 O hirxutijmo e a belhixe

Quanto aoj do narij, a coija também num é fáxil: bêem-xe melhor, lá ixo bêem, maj eliminá-loj num é tarefa ijenta de minúxia e, muito menoj, de dor (excruxiante, por bejej).

O método maij ximplej, é cortá-loj, xeja com uma tejourinha, xeja com aquelej aparelhoj que parexem berbequinj em miniatura. O que é fáqueto é que xou da opinião de que o trabalho num fica bem feito e, pior do que ixo, elej crejxem outra bej, com forxa e beloxidade redobradaj, a pontoj de, com a continuaxão, parexer que uma pexoa tem plantaxõej de arame farpado na xaída daj foxaj najaij.

O método que eu utilijo maij bejej é o de tirá-loj à pinxa maj digo-boj cá uma coija: debulho-me em lágrimaj como xe ejtibera a ber um filme de amor indiano (daquelej feitoj em Bollywood, nome que, como xabeij, é uma graxola com o nome da famoja meca do xinema), a dejcajcar xebolaj daquelaj maij picantej, a ler uma nobela da Ejxelentíxma Xenhora Dona (ou melhor, Doña) Corin Tellado (rexentemente falexida, a quem prejto aqui a minha  xentida homenagem e deixo labrado o preito de agradeximento pelaj horaj de deleite que me proporxionou e por ter conxeguido fajer-me continuar a acreditar no Amor, com maiújcula, ao contrário do outro, eh! eh! eh! – Dijculpe, Xenhora Doña Corin, no me ejtoy riendo de Ujté!) ou a ber aquela xérie de telebijão que rexentemente paxou no pequeno écran em que era contada a bida de Xua Ejxelênxia (ejcujaij de me lembrar, que já ejtou a fajer a debida e pronunxiada bénia) o Prejidente do Conxelho, Doutor António de Olibeira Xalajar, em que Xua Ejxelênxia (lá bai bénia, outra bej…) noj mojtrou de que fibra é feita um homem daj Beiraj, terra de que xou filho adoptibo e cujoj enxinamentoj (oj da terra, claro, que oj da outra xenhora, xe é que me faxo entender, num bale a pena tomá-loj, muito menoj noj tempoj em que bibemoj); ejquexi-me xó de dijer, que nejte último cajo chorei maj foi de tanto rir.

Pojt 0062 006 O hirxutijmo e a belhixe

Como eu ia dijendo, dejflorejtar aj narinaj pelo método do agarra-e-puxa-com-a-pinxa é de pôr lágrimaj noj olhoj ao maij balente e corajojo macho latino maj, quando comexo a rejpirar mal e a ber aj "erbaj daninhaj" a comexar a medrar fora doj canteiroj, num tenho outro remédio.

Uma bej ainda me abenturei com o creme depilatório que habia lá em caja, em Abrenúnxio, e que debia xer da xanta da minha Almerinda, porque a outra, a megera da minha Xogra, tem um bigode que faria imbeja a el-Rei Xenhor Dom Carloj (ejtou farto de me lebantar e xentar para cumprir aj béniaj a que ejte texto me tem obrigado…). O que é fáqueto, é que num debo ter lido muito bem aj injtruxõej e xe é berdade, berdadinha que me caíram oj pêloj do narij, creio que terão xido acompanhadoj por bocadoj de pele e até de carnadura. Andei durante oito diaj com o narij que parexia o do palhaxo pobre que há em todoj oj xircoj: uma bola enorme, encarnada, em tudo fajendo lembrar a luj de xima doj xemáforoj.

Pojt 0062 007 O hirxutjmo e a belhixe

Poij xerbiu-me de emenda e nunca maij ejperimentei outra bia de cuidar doj canteiroj que não foxe a de arrancar aj erbaj daninhaj uma a uma, ainda que chore (e num é de dejgojto, num Xenhorej, boj garanto eu…) de cada bej que tenho de proxeder a tal operaxão de jardinagem.

Antej de terminar ejte enxaio xobre aj pilojidadej e a xua influênxia na política macroeconómica doj gobernoj doj paíjej em biaj de dejenbolbimento (dejculpai a graxola, que hoje deu-me para ejtaj parboíxej, que quereij?!), quero jujtificar a minha pouca axiduidade nejta caja que também é boxa: num xei o que xe anda a temer aqui por ejtej ladoj maj num temoj tido paranxa – ele é ejerxíxioj com fogoj reaij, ele é mixõej xecretaj e algumaj ultra-xecretaj, ele é rondaj dobradaj e reforxadaj, eu xei lá. Ejtou feito um caco e num foram aj encomendinhaj que a Xanta da minha Almerinda me faj chegar (caixaj ajoujadaj de xaudojaj, xaborojíximaj e calóricaj iguariaj) num xei como me aguentaria. Pior é que, pelo bijto, ijto é para durar.

Agradexo, porém e debotadamente, aj boxaj axíduaj e prazenteiraj bijitaj, que muito ejtimo e que ejpero que continueij a repetir.

Peludoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Um prejente…

… para o tarado xecjual (com minújcula, xe é que me faxo entender…).

Num o bejo interexado pela moda, nem tão pouco pelaj artej (aquelas pinxeladaj pretaj, a lembrarem Ban Gogh…)!

Num o bejo como inteligente, nem como dotado de xentido de humor.

Num o bejo capaj de aprexiar um áqueto altruíjta, nem a dijponibilidade que todoj temoj demonjtrado para o aturar.

Ainda axim, quando bi ijto ejcarrapachado numa butique do maij importante e concorrido xoping de Prijtina, onde tibemoj lixenxa de ir no Domingo de Pájcoa, foi dele que me lembrei. Num rejijti, por ixo, a comprá-la para lha oferexer (ainda por xima estaba em xaldoj, com xetenta por xento de dejconto que, cá como aí, a crije chegou e poderoja).

Xó lha poderei dar – nem xei muito bem como; ejtou a penxar botar um anúnxio no Binte e quatro horaj ou n'O Crime, quando chegar ao noxo lindo Portugal – quando ejtiber de regrexo e o maior problema que tive para fajer ejte retrato foi arranjar quem ejtibexe dijpojto a xerbir de manequim (aliáj, tibe de, junto doj menoj graduadoj, puxar pelaj dibijas, prometendo um fim-de-xemana de folga, além doj prebijtoj, para alixiar um –  e foi apenaj um que xe oferexeu – boluntário).

Cheira-me que ele bai gojtar e, maij do que ixo, tenho a inabalável xerteja (xó comparábel com a que tenho em relaxão ao fim que a todoj noj ejpera) de que lhe bai ficar a matar!

Pojt 0061 001 Um prejente

 

Uma bordoada pelo meio do crânio para o tarado xecjual (com minújcula, xe é que me faxo entender…) e fashionable e rejpeitojoj cumprimentoj para todoj oj outroj, do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Num xeja por ixo…

(pela falta daj andorinhaj) que a Menina Dona Borboleta Africana deixe de cá bir.

Chegam-lhe ejtaj?

Pojt 0060 001 Num xeja por ixo

Ejboaxantej e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

PÊÉXE: É imprexão minha ou noto-lhe na ejcrita um xotaquejinho dali daj bandaj da Xanta da minha Almerinda (que eu xou nado e criado em Lijboa mas tenho ejte grabe problema de permeabilidade ao xotaque…)?

domingo, 12 de abril de 2009

Uma Pájcoa muito, muito felij

 

Pojt 0059 001 Uma Pájcoa muito, muito felij

 Pojt 0059 002 Uma Pájcoa muito, muito felij

Pojt 0059 003 Uma Pájcoa muito, muito felij

Pojt 0059 004 Uma Pájcoa muito, muito felij

Lambareiroj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Hoje é Xejta-Feira Xanta

 

Pojt 0058 001 Hoje é Xejta-Feira Xanta

Poij nem xei bem por onde hei-de comexar!

A Pájcoa xempre foi, para mim, uma época de xentimentoj contraditórioj, porque à alegria daj grandej ocajiõej fejtibaj xe xomabam doij ou trêj diaj ejtranhoj, muito ejtranhoj.

Quando comexei a perxeber que era uma pexoa, já tinha lebado, como todoj nój, oj da mejma idade e credo, xuponho, uma injequexão chamada catequeje em que noj eram enxinadoj, por ejemplo, oj pecadoj capitaij, oj pecadoj beniaij e aj birtudej teologaij, bem como aj obraj de mijericórdia e aj bem-abenturanxaj, que tínhamoj de xaber papaguear xem o mínimo dejlije ou hejitaxão, quando xobre tal éramoj inquiridoj peloj grandej ou, terror doj terrorej, por algum reprejentante do clero.

Menoj mal que fui catequijado por uma xanta freirinha, a Irmã Bom-Pajtor (xempre me fêj ejpéxie como é que uma xenhora tinha um tal nome…) que, talbej como prémio da minha aplicaxão ou – parexe-me maij realijta – porque num xabia o que habia de fajer-lhej, me prejenteaba, bolta num bolta, com xacoj de aparaj de hójtiaj que eu deboraba delixiado, até ficar opado (dijpenxando, muitaj bejej o jantar, para grande arrelia doj xantoj doj meuj abój).

E xim, apendi que Crijto morreu para remixão doj pecadoj doj homenj – de todoj oj homenj e de todoj oj pecadoj – no meio de um xofrimento atroj e de uma tremenda injujtixa. Um bocadinho à laia daquelej filmej em que o bom da fita xofre imenxo – com todoj oj ejpéquetadorej que ejtão a axijtir à fita a mexerem-xe conjtantemente naj rejpéquetibaj cadeiraj e a xujterem gritoj de abijo que, como é óbebio, apenaj baleriam de unguento ao xofrimento doj próprioj (tal como a bida, para oj determinijtaj, também aj fitaj que paxam noj animatógrafoj já têm o final dexidido!).

Hoje em dia, a minha fé é algo de dejujado: xou um incréu maj, no fundo, gojtaba de o não xer. Num xei bem ejplicar maj também num bem ao cajo.

O que queria, com ejte longo arrajoado (já boj ouxo: – Maij um, Caro Xívico, maij um…, xe é que o caro xe aplica…) era recordar aj Pájcoaj da minha infânxia, dejde a Quinta-Feira Xanta – aj cerimóniaj comexabam ao cair da tarde com o laba-péj (todoj tínhamoj de axijtir, claro) e terminabam com o jantar de Domingo de Pájcoa em que, tal como à hora de almoxo, xe juntaba toda  família.

Durante a xemana tínhamoj de noj ir confexar e lá binham oj grabíximoj pecadoj: – Arreliei a minha Mãe, dei uma bijca no meu primo, menti à Xenhora Profexora xobre oj trabalhoj de caja. O que é xerto é que xaía dali purificado, pronto para cometer outroj enormej pecadoj, depoij de ter dito,ao Confexor, o Áqueto de Contrixão (tinha de o decorar todoj oj anoj e ainda hoje não o xei…) e de ter rejado, já xójinho, unj quantoj Padrej-Noxoj e ainda umaj Abé-Mariaj.

Na Quinta-Feira Xanta, axijtíamoj à xerimónia do Laba-Péj e depoij de jantar, tínhamoj lixenxa de xair para ir ber a proxixão nocturna (a Proxixão da Trajladaxão do Xantíximo), depoij da Mixa da Xeia do Xenhor.

Xejta-Feira Xanta é dia de abjtinênxia e nem nój, a canalha, ejtábamoj autorijadoj a comer carne. Aj Xenhoraj bejtiam-xe de luto carregado e a partir daj trêj da tarde iam bijitar aj Igrejaj, em grupinhoj onde a negritude era tamanha que fajiam lembrar bandoj de corboj (que aj que ainda xão bibaj num me ouxam, ou melhor, num me leiam…).

À noite, noba proxixão: a do Crijto Morto. Lá íamoj todoj para a ber paxar, xempre ao xom da Marcha Fúnebre de Xôpã, axaxinada pela banda de mújica lá da terra (a Menina Tereja xabe lá o que xão crimej contra a mújica, xabe lá!) maj que noj punha a todoj de lágrima ao canto do olho, xobretudo quando noj ajoelhábamoj à paxagem da imagem do cadáber de Noxo Xenhor Jejuj Crijto. Era uma ejperiênxia traumática maj como éramoj todoj a bibê-la, num xe daba muito por ixo!

O Xábado de Aleluia paxaba xem fáquetoj dignoj de nota a não xer quando, no termo da infânxia, já noj era permitido ir axijtir à Bigília Pajcal e à Mixa de Aleluia! Debo confexar (e confexei a bárioj Padrej noj anoj xeguintej) que raramente axijtíamoj: ficábamoj era cá fora a dijer loaj e, oj que já fumabam, a fumar xigarritoj (Kentucky já xe bê ou, xe já tínhamoj rexebido aj amêndoaj doj padrinhoj, Negritoj, que xabiam a chocolate).

O Domingo era de grandej comejainaj – cabrito ao almoxo e ao jantar, xempre com maij unj miminhoj pelo meio, de que abultabam aj amêndoaj (franxejaj e torradaj, que todaj aj outraj que por agora aí há num paxam de modernixej).

À tarde rexebia-xe o Compaxo: o Xenhor Prior andaba pelaj cajaj a abenxoá-laj e cada caja ejmeraba-xe em ter pojta uma meja farta, num foxe o Xenhor Prior ejtar com um ratinho no ejtômago ou ter uma crije de hipoglixemia). Bom, bom, era a xeguir, quando o Xenhor Prior xe ia embora e dejaparexia ao fundo da rua, poij era dada ordem de ataque aoj rejtoj (que de rejtoj apenaj tinham o nome, porque, muitaj bejej, o Xenhor Prior nem tocaba na meja). Era, berdadeiramente, um fartar bilanagem! Eram oj folarej, maij aj amêndoaj, maij oj pajteijinhoj de gila, maij oj doxinhoj de amêndoa, maij o bolo de noj, eu xei lá (na berdade, atendendo ao dia que é, nem debia de ejtar a falar nejte axunto…).

Antej do jantar, ainda habia tempo para irmoj jogar ao caneco: juntabam-xe em todaj aj cajaj de familiarej e amigoj aj pexaj de louxa ou de xerâmica rachadaj ou ejbotenadaj e ia-xe para a rua onde, com taij pexaj como bola, xe fajia uma ejpéxie de paxej de andebol. Quando caíam ao chão, ejtá claro que xe partiam: fajia-xe grande fejta e ríamo-noj muito (a ejta dijtânxia, num bejo que graxa poxa tal jogo ter, maj lá que noj dibertíamoj, lá ixo dibertíamoj…).

E prontoj (eu xei, Menina Tereja, eu xei, maj é um regionalijmo que bai aqui muito bem…)! Era axim a Pájcoa da minha infânxia.

Que Deuj Noxo Xenhor, o Xeu Filho, o Ejpírito Xanto e toda a Corte Xelejtial abenxoem a boxa Pájcoa!

(Eh eh eh! Agora parexia o Reberendo Padre Egas Baj, que nunca maij deu notíxiaj! Oxalá o terremoto o num tenha lebado de entre nój!)

Xaudojoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

sábado, 4 de abril de 2009

Bai grande confujão, lá por Abrenúnxio!

A Xanta da minha Almerinda (olá, meu Bijcoitinho de Xereja!) tem uma prima direita, de xua graxa Xejaltina, cuja única filha, a Xandra Banexa, anda no terxeiro ano (noutroj tempoj chamaba-xe terxeira claxe).

Bem a talho de foixe cometer uma inconfidênxia que, contudo, é do maior relebo para ejta hijtória: a Xejaltina é mãe xolteira.

Lourenxo, o pai biológico do rebento, é um moxo de muito boaj famíliaj (bajta olhar para o nome todo cagão, com boxa lixenxa!) maj de fraca xepa e de debilíxima e tortuoja (tanto ou maij do que a antiga ejtrada da Beira) coluna bertebral.

Bai daí, quando Xejaltina lhe rebelou o xeu ejtado interexante, Lourenxo retrucou poij é, gojtei muito de te conhexer, éj uma moxa catita, muita xorte para ti que eu cajo-me daqui a doij mejej com a minha namorada de xempre. Ijto, depoij de lhe ter prometido mundoj e fundoj na conxeguida tentatiba de a dejonrar!

O que é fáqueto é que enquanto a conxeguiu ir dejonrando xem conxequênxiaj de maior, boa andou ela, xempre com promexaj de um ridente porbir, como dij a xegunda parte de A Portugueja, que, tal como a terxeira, tão ignorada é por quaje todoj oj portuguejej; bá lá: algunj xabem a primeira, embora muitoj doj que a conhexem o debam a um brajileiro – é berdade, a um brajileiro – que, à pala do futebol e da
ej-xelequexão de todoj nój (xim, que minha já num é, porque ejtou farto de andar a gritar peloj rapajej e de oj ber a num fajerem nenhum e de irem ao Brajil trajer uma mão-cheia de goloj xofridoj no farnel) tiberam de abrir a caixa toráquexica e de, a plenoj pulmõej, a cantarem noj ejtádioj (ou noj
mini-ejtádioj improbijadoj em frente a telebijorej de dimenxõej generojaj e, muitaj bejej, formidábeij) xob pena de xerem olhadoj peloj bijinhoj do lado como traidorej à Pátria!

Como eu ia dijendo e como importa para a hijtória, Xejaltina é mãe xolteira e todo o xuxedido axima rejumido originou, como xe pode imaginar, um imenxo e infindábel falatório em Abrenúnxio e arredorej. Xim, que a Xejaltina xempre fora moxa recatada…

Corajojamente, Xejaltina dexidiu lebar a prenhej até ao fim e quando tebe o xeu bom xuxexo dexidiu – tanto quanto xe podem tomar dexijõej dejtaj – fechar o xeu combalido coraxão ao amor e biber apenaj e xó para a xua filha adorada, a amoroja Xandra Banexa!

E dejde então, pela xua dedicaxão à ditoja filha tão amada e pelo xeu comportamento irrepreenxíbel, a Xejaltina readquiriu o rejpeito de todoj oj que a conhexiam, tanto doj que xempre a apoiaram, como doj que preferiram ridicularijar e achincalhar a xua birtude.

Xempre a Xejaltina ejcolheu o melhor para a luj doj xeuj olhoj, como ela num xe canxa de chamar a xua filha. Por ixo, mejmo tendo de contar e recontar tojtõej, num hejitou em pôr a Xandrinha a ejtudar no Colégio de Xão Bixente de Dentro de Portaj, conhexido pelo rigor ejxexibo doj prinxípioj moraij, éticoj e comportamentaij que aj freiraj bentinhaj incutiam naj pupilaj que ali aprendiam aj primeiraj e todaj aj outraj letraj.

Ora, com aj políticaj de educaxão doj maij rexentej gobernoj do reyno e para ebitar uma xerôdia obrigaxão de ejtudar a língua ânguelo-xaquexónica (muito menoj na xua bertente téquenica, com a correjpondente aprobaxão em ejamej feitoj em caja e embiadoj ao rejpéquetibo doxente por telecopiador), a canalha rexebe agora, dejde a maij tenra idade, aulaj de língua ingueleja.

Poij então, numa daj claxej de língua ingueleja, a adorábel Xandrinha foi injtada, tal como aj xuaj pequeninaj companheiraj, a fajer um dejenho xobre o que gojtaria de xer quando foxe grande ou, melhor xerá dijer, quando atingixe a idade adulta. Eij aqui, poij, o debuxo da pequena Xandra:

Pojt 0057 001 Bai grande confujão, lá por Abrenúnxio

 

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo, profexora de língua ingueleja da pobre e inoxente Xandra Banexa, axim que rexebeu o dejenho comexou a mudar de cor, de rojadinha e corada para bermelho xanguinário e depoij, lejtamente, para xinjento, ao mejmo tempo que da boca lhe comexaba a ejcorrer uma xubejtânxia ejpumoja de cor ora ejbranquixada, ora maij para o berde! Quaje a dejfalexer xoltou um grito lanxinante que fej acorrer todaj aj Xenhoraj Donaj Freiraj Bentinhaj, xecundadaj pelaj rejpéquetibaj pupilaj, num alboroxo próprio doj grandej aconteximentoj.

Rapidamente o ejpaxo da xala de aulaj xe tornou pequeno para acolher no xeu xeio todaj aquelaj almaj de Deuj que num xabiam o que xe ejtaba a paxar (algo de grabe xeria poij, cajo contrário, a Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo num teria perdido a compojtura e num teria aterrorijado aj xuaj Irmãj e aj pobrej daj crianxaj com aquele xeu axujtador e indijíbel grito!).

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora foi daj primeiraj a chegar, e já com oj olhoj em albo e xinjenta como oj xenhorej (quaij ejxelentíximoj, qual quê…) do Goberno, a Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo, completamente apopléquetica entregou-lhe o ejquixo que acabara de rexeber da pobre e dejconxertada Xandra Banexa!

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora, a quem a bida e a idade tinham conferido uma imenxa Xabedoria (com maiújcula, poij então) e uma xerenidade xem limitej, mirou e remirou o debuxo e inquiriu a pupila:

- Tél mi, lítle Xandra, ú are thíj méne aráunde iór Máder?

- Dei áre claientj, Xijter!

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo, ejbardalhada no frio da pedra do chão, entrou em combulxõej e rebirou oj olhoj, enquanto arrancaba do peito um ejtertor parexido com o que xe oube durante oj tremorej de terra (xim, que eu bem me lembro do de mil nobexentoj e xexenta e nobe!)

Ainda axim, a Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora num perdeu a compojtura e, candidamente, continuou o interrogatório:

- End wót dâje iór máder du for líbingue?

Também candidamente, a perplexa Xandra rejpondeu:

- Xi uârquej éj a benque caxíer!

----------------------------------------------------------

(Cai o pano!)

----------------------------------------------------------

Dejculpar-me-eij o artifíxio a que recorri para o dejfecho da narratiba maj é a maneira maij fáxil que tenho de boj librar de um longo arrajoado (já bajta o que bajta!) para boj dar conta do que xe paxou em xeguida, com a Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo a recuperar aj corej, com a Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora a chamá-la à rajão (abejtibe-me de utilijar o termo inxultar) e como todoj oj dijtintoj abrenunxienxej a rebolarem-xe de gojo com maij ejte epijódio do xeu quotidiano.

Ainda não refeitoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!