sábado, 4 de abril de 2009

Bai grande confujão, lá por Abrenúnxio!

A Xanta da minha Almerinda (olá, meu Bijcoitinho de Xereja!) tem uma prima direita, de xua graxa Xejaltina, cuja única filha, a Xandra Banexa, anda no terxeiro ano (noutroj tempoj chamaba-xe terxeira claxe).

Bem a talho de foixe cometer uma inconfidênxia que, contudo, é do maior relebo para ejta hijtória: a Xejaltina é mãe xolteira.

Lourenxo, o pai biológico do rebento, é um moxo de muito boaj famíliaj (bajta olhar para o nome todo cagão, com boxa lixenxa!) maj de fraca xepa e de debilíxima e tortuoja (tanto ou maij do que a antiga ejtrada da Beira) coluna bertebral.

Bai daí, quando Xejaltina lhe rebelou o xeu ejtado interexante, Lourenxo retrucou poij é, gojtei muito de te conhexer, éj uma moxa catita, muita xorte para ti que eu cajo-me daqui a doij mejej com a minha namorada de xempre. Ijto, depoij de lhe ter prometido mundoj e fundoj na conxeguida tentatiba de a dejonrar!

O que é fáqueto é que enquanto a conxeguiu ir dejonrando xem conxequênxiaj de maior, boa andou ela, xempre com promexaj de um ridente porbir, como dij a xegunda parte de A Portugueja, que, tal como a terxeira, tão ignorada é por quaje todoj oj portuguejej; bá lá: algunj xabem a primeira, embora muitoj doj que a conhexem o debam a um brajileiro – é berdade, a um brajileiro – que, à pala do futebol e da
ej-xelequexão de todoj nój (xim, que minha já num é, porque ejtou farto de andar a gritar peloj rapajej e de oj ber a num fajerem nenhum e de irem ao Brajil trajer uma mão-cheia de goloj xofridoj no farnel) tiberam de abrir a caixa toráquexica e de, a plenoj pulmõej, a cantarem noj ejtádioj (ou noj
mini-ejtádioj improbijadoj em frente a telebijorej de dimenxõej generojaj e, muitaj bejej, formidábeij) xob pena de xerem olhadoj peloj bijinhoj do lado como traidorej à Pátria!

Como eu ia dijendo e como importa para a hijtória, Xejaltina é mãe xolteira e todo o xuxedido axima rejumido originou, como xe pode imaginar, um imenxo e infindábel falatório em Abrenúnxio e arredorej. Xim, que a Xejaltina xempre fora moxa recatada…

Corajojamente, Xejaltina dexidiu lebar a prenhej até ao fim e quando tebe o xeu bom xuxexo dexidiu – tanto quanto xe podem tomar dexijõej dejtaj – fechar o xeu combalido coraxão ao amor e biber apenaj e xó para a xua filha adorada, a amoroja Xandra Banexa!

E dejde então, pela xua dedicaxão à ditoja filha tão amada e pelo xeu comportamento irrepreenxíbel, a Xejaltina readquiriu o rejpeito de todoj oj que a conhexiam, tanto doj que xempre a apoiaram, como doj que preferiram ridicularijar e achincalhar a xua birtude.

Xempre a Xejaltina ejcolheu o melhor para a luj doj xeuj olhoj, como ela num xe canxa de chamar a xua filha. Por ixo, mejmo tendo de contar e recontar tojtõej, num hejitou em pôr a Xandrinha a ejtudar no Colégio de Xão Bixente de Dentro de Portaj, conhexido pelo rigor ejxexibo doj prinxípioj moraij, éticoj e comportamentaij que aj freiraj bentinhaj incutiam naj pupilaj que ali aprendiam aj primeiraj e todaj aj outraj letraj.

Ora, com aj políticaj de educaxão doj maij rexentej gobernoj do reyno e para ebitar uma xerôdia obrigaxão de ejtudar a língua ânguelo-xaquexónica (muito menoj na xua bertente téquenica, com a correjpondente aprobaxão em ejamej feitoj em caja e embiadoj ao rejpéquetibo doxente por telecopiador), a canalha rexebe agora, dejde a maij tenra idade, aulaj de língua ingueleja.

Poij então, numa daj claxej de língua ingueleja, a adorábel Xandrinha foi injtada, tal como aj xuaj pequeninaj companheiraj, a fajer um dejenho xobre o que gojtaria de xer quando foxe grande ou, melhor xerá dijer, quando atingixe a idade adulta. Eij aqui, poij, o debuxo da pequena Xandra:

Pojt 0057 001 Bai grande confujão, lá por Abrenúnxio

 

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo, profexora de língua ingueleja da pobre e inoxente Xandra Banexa, axim que rexebeu o dejenho comexou a mudar de cor, de rojadinha e corada para bermelho xanguinário e depoij, lejtamente, para xinjento, ao mejmo tempo que da boca lhe comexaba a ejcorrer uma xubejtânxia ejpumoja de cor ora ejbranquixada, ora maij para o berde! Quaje a dejfalexer xoltou um grito lanxinante que fej acorrer todaj aj Xenhoraj Donaj Freiraj Bentinhaj, xecundadaj pelaj rejpéquetibaj pupilaj, num alboroxo próprio doj grandej aconteximentoj.

Rapidamente o ejpaxo da xala de aulaj xe tornou pequeno para acolher no xeu xeio todaj aquelaj almaj de Deuj que num xabiam o que xe ejtaba a paxar (algo de grabe xeria poij, cajo contrário, a Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo num teria perdido a compojtura e num teria aterrorijado aj xuaj Irmãj e aj pobrej daj crianxaj com aquele xeu axujtador e indijíbel grito!).

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora foi daj primeiraj a chegar, e já com oj olhoj em albo e xinjenta como oj xenhorej (quaij ejxelentíximoj, qual quê…) do Goberno, a Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo, completamente apopléquetica entregou-lhe o ejquixo que acabara de rexeber da pobre e dejconxertada Xandra Banexa!

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora, a quem a bida e a idade tinham conferido uma imenxa Xabedoria (com maiújcula, poij então) e uma xerenidade xem limitej, mirou e remirou o debuxo e inquiriu a pupila:

- Tél mi, lítle Xandra, ú are thíj méne aráunde iór Máder?

- Dei áre claientj, Xijter!

A Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo, ejbardalhada no frio da pedra do chão, entrou em combulxõej e rebirou oj olhoj, enquanto arrancaba do peito um ejtertor parexido com o que xe oube durante oj tremorej de terra (xim, que eu bem me lembro do de mil nobexentoj e xexenta e nobe!)

Ainda axim, a Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora num perdeu a compojtura e, candidamente, continuou o interrogatório:

- End wót dâje iór máder du for líbingue?

Também candidamente, a perplexa Xandra rejpondeu:

- Xi uârquej éj a benque caxíer!

----------------------------------------------------------

(Cai o pano!)

----------------------------------------------------------

Dejculpar-me-eij o artifíxio a que recorri para o dejfecho da narratiba maj é a maneira maij fáxil que tenho de boj librar de um longo arrajoado (já bajta o que bajta!) para boj dar conta do que xe paxou em xeguida, com a Ejxelentíxima Xenhora Dona Irmã Genobeba do Altíximo a recuperar aj corej, com a Ejxelentíxima Xenhora Dona Madre Xuperiora a chamá-la à rajão (abejtibe-me de utilijar o termo inxultar) e como todoj oj dijtintoj abrenunxienxej a rebolarem-xe de gojo com maij ejte epijódio do xeu quotidiano.

Ainda não refeitoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

Sem comentários: