…maj xéria!
O Ejxelentíximo Xenhor Xeine Fitjgerald, de binte e doij anoj, ejtudante da Uniberxidade de Dâblin, anda naj bocaj do mundo! E por que rajão, perguntaij Boxaj Xenhoriaj? Poij, apenaj, porque rejolbeu fajer uma brincadeirinha que embergonhou muita gente por exe mundo fora (e bamoj ber que maij conxequênxiaj bai ter…).
Conta-xe a partidinha dele em trêj penadaj (o que, como muito bem xabeij, num é nada fáxil para mim…): o Ejxelentíximo Xenhor Xeine Fitjgerald foi-xe à uiquipídia e ejcrebeu na entrada relatiba ao Ejxelentíximo Xenhor Môrixe Járre, um compojitor que morreu (num xe dij "falexeu", ora não, Ejxelentíxima Xenhora Dona Tereja?) em 28 de Marcho último, umaj frajej muito bonitaj que aquele xenhor compojitor teria proferido antej de morrer (obebiamente!… num aj iria pronunxiar depoij de morto…).
Aj frajej eram muito bonitaj e dijiam qualquer coija do género:
A minha bida tem xido uma infindábel banda xonora. A mújica foi a minha bida, foi a minha rajão de biber.
É pela mújica que xerei recordado, muito para além da minha morte, e quando morrer, xoará,
dentro da minha cabexa,
uma última balxa que xó eu poderei oubir.
Palabraj belíximaj, de facto (um pouco, até, poxidóniaj…), maj o problema rejide em que o Ejxelentíximo Xenhor Járre nunca aj dixe, pelo menoj que dixo xe tenha conheximento.
Ora, bárioj jornaij de referênxia pelo mundo fora, incluindo o inxujpeito Dâ Gardiâne, pegaram nejtaj palabraj e com elaj alindaram o obituário que compujeram (aí ejtá, maij uma bej, uma palabra bem aplicada…) para dar conta aoj xeuj leitorej do paxamento do Ejxelentíximo Xenhor Járre.
O pior de tudo é que ijto xó xe beio a xaber porque o Ejxelentíximo Xenhor Fitjgerald, ao fim de um mêj xem que ninguém dexe por ela, rejolbeu, ele mejmo, dar com a língua noj dentej (ou, melhor dito, com aj teclaj no imeil) e contar o epijódio. O Dâ Gardiâne, honra lhe xeja feita, publicou imediatamente um mea culpa, maj parexe que há outroj que andam para aí a axobiar para o lado ao mejmo tempo que, xubreptixiamente, bão apagando aquelaj bonitaj palabraj daj xuaj edixõej onláine.
O Ejxelentíximo Xenhor Fitjgerald queria probar que, muitaj bejej, oj jornalijtaj xão pouco cuidadojoj relatibamente àj fontej de que xe xocorrem e que, em cajo de dúbida, não aberiguam da xua fiabilidade. O meio a que recorreu até pode xer olhado como eticamente reprobábel maj… num é que ele conxeguiu lebar a água ao xeu moinho?
Bamoj lá, nój todoj, a ter cuidado com aquilo que lemoj e a num acreditar piamente xó porque ejtá em letra de forma!
Dejconfiadoj e rejpeitojoj cumprimentoj do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!
Sem comentários:
Enviar um comentário