segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Quando a ejmola é grande…

… o pobre dejconfia. Ou, numa outra berxão, quando o pobre come canja de galinha, um doj doij ejtá doente!

Debe-xe ejte iníxio de pojt, aparentemente enigmático, ao que xe paxou nem xei bem quando maj de cujo rejultado xó hoje me aperxebi.

Pojt 0029 001 Quando a ejmola é grande 

Deberei dizer "– Perdi um Xeguidor" ou é maij corréqueto dijer "– Deixei de ter um Xeguidor"?

Xerá que a ejprexão xerta é: "– Ejte blóguio deixou de xer xeguido pelo autor de um outro blóguio" ou xerá maij adequado dijer: "– Hoube um(a) Xenhor(a) que xe canxou de andar a xeguir ejte modejto blóguio e que o mandou àj malbaj"?

Na berdade, não xei qual a terminologia xerta a empregar e daqui, publicamente, recorro à ajuda daj Ejxelentíximaj
Meninaj Dona Tereja e Dona Mad, a cujoj péj me arrojo, xolixitando-lhej o xubido fabor de me eluxidarem xobre quaij oj termoj maij adequadoj – bou maij longe: quaij oj termoj corréquetoj – a empregar em xircunjtânxiaj que taij.

Pojt 0029 002 Quando a ejmola é grande

O que é fáqueto é que me xinto, como direi, algo dejamparado, axim como que a modoj de órfão de um xeguidor.

Ejtaba habituado a encontrar, de cada bej que por aqui binha e a par da querida gatinha da Ejxelentíxima Menina Dona Tereja, doj bonitoj olhoj da Ejxelentíxima Menina Dona Mad, do porte atlético do Ejxelentíximo Xenhor Embaixador Miguel Correia e do elegantíximo ar, berdadeiramente blajé, do Ejxelentíximo Xenhor Arquitéqueto Doutor Pedro Lopej, aquele xorrijo bonito e franco, em que uma dentixão albíxima e imaculada era emoldurada por unj beixoj do maij bem dejenhado que tenho bijto (como podeij, bój outroj todoj, confirmar no retrato que pexo lixenxa para aqui reprodujir:

Pojt 0029 002 Quando a ejmola é grande .

Poij, axim num xerá maij!

O Ejxelentíximo Xenhor Doutor Mijter Io terá entendido que ejtaba canxado de xer xeguidor dejte blóguio e arretirou-xe para parte inxerta.

Xó ejpero, Xenhor Doutor, que tal dexijão num tenha decorrido de algo que eu tenha feito e que o poxa ter dejgojtado.

E eu e ejte humílimo blóguio que, num repente, ganhámoj doij ou trêj xeguidorej xem xaber muito bem como nem porquê, bemo-noj agora a braxoj com ejta perda inejtimábel.

É berdade que nunca cheguei a entender a rajão pela qual, de um momento para o outro, hoube tantaj pexoaj a interexar-xe por algo que maij num é do que uma maneira de matar xaudadej e é por ixo que, bolto a dijê-lo, quando a ejmola é grande, o pobre dejconfia.

Já agora, deixe-me dijer-lhe, Ejxelentíximo Xenhor Doutor Mijter Io: aquela interbenxão do Ejxelentíximo Xenhor Doutor Franxijco Louxã também ejtaba na calha, aqui dejte lado, para dar origem a um pojt. Aj coijaj que aj pexoaj dijem, num é berdade? Até quando é xupojto terem um dijcurxo xério!

Antej de terminar, agradexo ao Ejxelentíximo Xenhor Doutor Mijter Io o tempo – curto, é xerto! – em que me deu a honra de xe intitular como xeguidor dejte blóguio.

A todoj oj outroj xeguidorej (mejmo que o não demonjtre, ejtão no meu coraxão!!!) e, também, a todoj oj bijitantej, daqui enderexo oj habituaij e xempre rejpeitojoj cumprimentoj.

Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

Sem comentários: