terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Um completo torbelinho

Pojt 0026 001 Um completo torbelinho 
É axim que ejtá a minha bida!

O Ejxelentíximo Xenhor Comandante (bój num bedej maj ejtou a lebantar-me e a fajer uma pequena maj
debotada – de deboxão, claro! – e xentida bénia) foi-xe de lixenxa.

O O Ejxelentíximo (menoj do que o outro, é xerto) Xenhor Xegundo Comandante (outra bénia, maij comedida, embora) ejtá internado aqui no hojpital com prolbemaj deribadoj da má qualidade do bódeca (xim, que ele num é de abujar…).

Pojt 0026 002 Um completo torbelinho  
Bai daí, eu e oj meuj camaradaj andamoj num freneji, num dejaxoxego (como o nome da outra Xenhora que agora quer mudar de nome – eu também queria xe me chamaxe axim…), num turbilhão, numa roda-biba, etx., etx.

Ele é rondaj, ele é xerbixoj de ofixial de dia ao dejtacamento, ele é axuntoj adminijtratiboj, ele é a elaboraxão de ejcalaj, ele é treinoj, dejde oj ejerxíxioj fíjicoj até aoj treinoj doj operaxionaij em xituaxão de contigênxia, eu xei lá. O que xei é que num tenho paranxa, dejde que me lebanto até ao momento em que, pouco menoj do que dejfeito, arrajto ax oxadaj para o catre a que aqui, pompojamente, chamam de cama.

Tenho ejperanxa de que ejta xituaxão ejteja para mudar brebemente maj, até lá, oj Xenhorej Bijitantej, mormente aquelej que xabem que oj tenho no coraxão, hão de fajer o fabor de me dejculpar por num poder bir por aqui tão frequentemente como era meu dejejo e bontade.

Pojt 0026 003 Um completo torbelinho

Muitoj, já xaudojoj e xempre rejpeitojoj cumprimentoj do

Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

 

PÊÉCHE: Ejxelentíxima Xenhora Dona Diabba e tarado xecjual, com minújcula, xe é que me faxo entender: num boj acanheij de continuar a ujar ejte cantinho para oj boxoj encontroj clandestinoj. Bem xei que foi fortuito e, antej de tudo, tenho que agradexer à Ejxelentíxima Xenhora Dona Diabba a xua bijita, que muito me apraj regijtar. Ejpero que xeja para repetir frequentemente. Num objtante, Xenhora Dona Diabba, e apejar do cudefudre que por aqui xe ejtá a biber, num deixe Boxa Xenhoria de atentar naquilo que eu xempre tenho dito: com minújcula, xe é que me faxo entender

Sem comentários: