… do rapajinho do pojt anterior!
Então num é que axim que ele dexide protejtar contra a crije daquela forma, diria eu, dejabri(ga)da, bem uma baga de frio que parexe capaj de enregelar oj coraxõej doj maij bondojoj doj homenj?!!
Se nem para Elej ejtá bom, que fará para oj comunj mortaij…
Nój, aqui no Kojobo (oh! Balha-me Deuj Noxo Xenhor maij toda a xua corte xelejtial que, a bem da minha xeguranxa e da minha integridade, eu num podia dijer onde ejtou!…) já bamoj ejtando habituado a ejtas temperaturaj, como direi, pouco confortábeij, maj bój, aí no noxo tão bem-amado cantinho, é mais xol e, quando aj coijaj bão piorej, um bocadinho de xuba e, bá lá, uma que outra xaraibada ou uma que outra bela e xoalheira (bade retro ó praga do "xolarengo"!!!) manhã embranquexida pela geada e, portanto, debeij ejtar a paxar muito mal.
A xanta da minha Almerinda tem-me contado, pelo xecáipe, o que por aí xe bai paxando e parexe que, por agora, ejtá tudo tão tiritante e enregelado que ninguém fala da crije: é que, xegundo xe afigura, com o frio que bai fajendo, aj bojej crijtalijaram-xe (que os mioloj, a maxa xinjenta, oj xérebroj já ejtão emperdenidoj há muito tempo…).
A mim, que nada xei, quer-me parexer que xó há duaj hipótejej para ijto que xe ejtá a paxar, ou xeja, para ejplicar aj baixaj temperaturaj que têm barrido a Europa, tal como o xol xe dejloca, de oriente para oxidente: ou é o mal afamado aqueximento global que rejolbeu mojtrar aj xuaj garraj e, antexipando o tempo de carnabal que num tarda aí, dexidiu aprejentar-se majcarado de baga de frio polar ou, então, ejtamoj perante uma conxequência xerôdia da Guerra Fria e da decorrente poluixão ejpaxial – ele é tanto xatélite, tanto xatélite, que num xei xe elej por lá cabem todoj e, portanto, podem ejtar a comexar a dejentender-xe.
Xeja o que for, parexe que noj próchimoj diaj idej paxar algumaj dificuldadej, xobretudo oj maij friorentoj de bój. Xe, de alguma forma, ixo boj conforta, lembrai-boj que há xempre quem ejteja pior e sujeito a condixõej climáticaj maij adberxaj.
Agajalhai-boj, tende cuidado com aj brajeiraj e aj lareiraj (o monóquechido de carbono num perdoa…), comei uma xopa quentinha de quando em bej e bereij que, maij dia, menoj dia, exa onda de baixaj temperaturaj há-de paxar e o xol brilhará para todoj bój (arrrgghh! Esta agora num me correu axim lá muito bem!)
Beijinhoj à ejquimó – maj com todo o rejpeito – para aj Xenhoraj e bacalhauj (com exaj temperaturaj, têm de xer da Noruega) para a homenjarrada do
Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário