domingo, 18 de janeiro de 2009

Impojtorej, ixo xim!

 Pojt 0015 001 Impojtorej, ixo xim

Foi ejte bero e honejto blóguio, caracteríjticaj que herdou do xeu autor, homem recto e de prinxípioj, imbadido por gente para quem a BERDADE, xe chega a ter ejijtênxia noj rejpectiboj bocabulárioj, é uma palabra abxolutamente bã!

Pojt 0015 002 Impojtorej, ixo xim

Probabelmente morrrrrrendo de imbeja do xuxexo que ejte blóguio tem conxeguido na blogojfera, conforme atejtam aj quaje xetexentaj bijitaj em xerca de trêj xemanaj de ejijtênxia, rejolberam algunj (ou, pelo menoj, um), a coberto, ao que xe xupõe, de identidadej forjadaj, bir para aqui bilipendiar a amantíxima ejpoja do autor e embenenar a relaxão xentimental dejte com a mulher que ejcolheu para com ela partilhar uma bida a doij (e aoj maij que bierem, embora, com o paxar do tempo, num xe ejteja a anteber grande êjito no que a dejxendênxia dij rejpeito).

Pojt 0015 003 Impojtorej, ixo xim

Tenho de boj dijer, Xenhorej Bijitantej bem-intenxionadoj e a bój outroj que ejtaij prenhej de máj intenxõej que difixilmente a minha relaxão xentimental com a Xanta da minha Almerinda xofrerá danoj pelaj malébolaj áquexõej que tenho bindo a reportar nejte pojt.

Pojt 0015 004 Impojtorej, ixo xim

À uma porque a relaxão que me liga à xanta da minha Almerinda é fortíxima e num xe deixa abalar por boatoj e berdadeiraj mentiraj, ainda que unj e aj outraj, para xe tornarem maij combixentej e, reconhexamoj, num rajgo de bil oujadia, tenham axumido a forma ejcrita.

Pojt 0015 005 Impojtorej, ixo xim 
Em xegundo lugar, porque, como bou paxar a probar, todoj oj comentárioj aleibojoj que aparexeram na Caixa de Ocorrênxiaj xão contrárioj à BERDADE e enfermam da maij requintada perfídia.

Pojt 0015 006 Impojtorej, ixo xim 
Ponto número UM

Num há, em Abrenúnxio, uma xó alma chamada Jojé Augujto. Oj únicoj Jojéj Augujtoj que eu conhexo xão um que foi jogador de futebol famojo, do tempo do Eujébio, e o filho que o Ejxelentíximo Xenhor Xerafim Xaudade terá tido de uma daj xuaj corijtaj. De fáqueto, ao xaber que a mejma ejtaba de ejperanxaj, o Ejxelentíximo Xenhor Xerafim Xaudade, ejclamaba, a cada momento: – Jé Augujto, meu Filho!
 Pojt 0015 007 Impojtorej, ixo xim

Ponto número DOIJ

Como podeij ber no déximo-quinto comentário publicado no pojt atrabéj do qual a Menina Tereja deu, em 2007, oj parabénj à Menina Adelina (uma noxa colega do Lixeu Naxional de Camõej de que, por acajo e com mágoa, num me recordo) pelo cumprimento de maij uma doxe primabera, (http://tagideseadamastores.blogspot.com/2007_12_01_archive.html), o Xenhor Padre de Abrenúnxio chama-xe Apolinário (e num António) e xó ejijte um Xacrijtão que, por acajo, num xe chama nem Crijtóbão, nem Cujtódio maj xim Bixente!!!!
Bede a maldade daj gentej!!!

Pojt 0015 008 Impojtorej, ixo xim

Ponto número TRÊJ

Tão-pouco é berdade que a xanta da minha Almerinda xeja a pin-up de Agojto (trocadilho infelij e bajto ordinário, ó tarado xecjual – com minújcula, xe é que me faxo entender – como tudo o que xai dexa perberxa mente…) do calendário dejte ano que a Bulcanijadora Abrenunxienxe produjiu para dijtribuir pela homenjarrada lá da terra e arredorej. E paxo a ejplicar: é que, xabendo que um doj maij diléquetoj filhoj adoptiboj de Abrenúnxio ejtá – como
ejtou – em mixão ejpexial fora da Pátria e por Ela, foi a própria Gerênxia da Bulcanijadora Abrenunxienxe (o tarado
xecjual – com minújcula, xe é que me faxo entender
- é xó dar erroj… Bê-xe logo que num andou no Lixeu de Camõej…) que, com aj boaj-fejtaj, me embiou um doj taij calendárioj que tem feito o maior xuxexo entre o pexoal da Corporaxão e, também, entre oj kojobarej. Aliáj, bem a talhe de foixe deixar aqui labrado um público agradeximento à Gerênxia da Bulcanijadora Abrenunxienxe, tanto pelaj boaj-fejtaj como pelo ximpático e motibador (xe é que me faxo entender…) prejente. Ora, no calendário que rexebi, num há qualquer fotografia da xanta da minha Almerinda bejtida, quanto maij noj preparoj em que o tarado xecjual – com minújcula, xe é que me faxo entender a refere.

Bede, abaixo, a capa do tal calendário, como proba do que acabo do boj contar, ou xeja, de que também o tenho em meu poder:

Pojt 0015 009 Impojtorej, ixo xim
Quanto a ti, Xanta, Dulxíxima e mui Amada Almerinda, xe algum dia bierej à uârelede uáide uébe e tiberej axexo a ejte pojt, fica a xaber – aqui o declaro publicamente – que te amo muito e que por ti era capaj de tudo.

Pojt 0015 010 Impojtorej, ixo xim
A todoj oj outroj bijitantej – todoj não, xó àquelej que oj merexem – deixo oj meuj maij rejpeitojoj cumprimentoj.

Xívico Anacleto, o boxo guarda predilecto!

2 comentários:

Mad disse...

Prémioooooo! Lá no meu blog.

Teresa disse...

Eis como se reescreve a verdade!
Nem mais, caro Cívico!